LEMP
O Laboratório de Epidemiologia e Manejo de Doenças de Plantas (LEMP), idealizado e coordenado pelo Prof. Dr. Willian Bucker Moraes, está vinculado ao Setor de Fitopatologia do Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Manejo Fitossanitário (NUDEMAFI) do Departamento de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias - Campus de Alegre-ES, da Universidade Federal do Espírito Santo.
O LEMP desenvolve pesquisas em epidemiologia e manejo de doenças de plantas, patologia florestal, sistema de previsão e alerta, mudanças climáticas, avaliação de eficácia e praticabilidade agronômica, estresses abióticos e resistência de plantas à doenças, entre outros.
No laboratório são desenvolvidas atividades de extensão por meio de consultoria nas culturas agrícolas, ornamentais e florestais, palestras, cursos, eventos, entre outros. A clínica fitopatológica (CLINFITO) é um projeto de extensão que está vinculado ao LEMP, que presta de serviços à comunidade (empresas, técnicos e pessoas em geral).
O LEMP, quanto ao ensino, da suporte para as disciplinas de graduação Fitopatologia Aplicada (DPV 05381) e Proteção Sustentável de Plantas (DPV 05399) para o curso de Agronomia e para a disciplina de Patologia Florestal (DPV 05395) para o curso de Engenharia Florestal. Na pós-graduação stricto sensu auxilia nas disciplinas de Epidemiologia de Doenças de Plantas (PGPV-1406) e Manejo Fitossanitário de Doenças de Plantas (PGPV-1405) para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Ufes. Também atua na formação de estudantes de iniciação científica,extensão, trabalhos de conclusão de curso, além de pesquisadores a nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Nossa equipe é formada por um professor, uma técnica de laboratório, estudantes de graduação e graduados em Ciências Agrárias, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos em Agronomia, na área de Fitopatologia.
O LEMP conta com o apoio financeiro de agências de fomento nacionais como FAPES, CNPq e CAPES, além de buscar parcerias com empresas privadas, o que permite o desenvolvimento de pesquisa científica de qualidade.
Missão: Desenvolver inovações e tecnologias que sejam sustentáveis e economicamente viáveis na área de Epidemiologia e Manejo de Doenças de Plantas.
Visão: Ser referência mundial na área de Epidemiologia e Manejo de Doenças de Plantas.
Valores: Empatia, ética, transparência, honestidade, fidelidade, lealdade, justiça, sustentabilidade, respeito à vida, planejamento, trabalho em equipe, inovação, qualidade, eficiência e comprometimento com a sociedade.
Site:
Redes sociais: